Detail descri
Na explicação da origem do Mosteiro, história e lenda se confundem ao evocar o Conde Wilfredo el Velloso, sua filha Riquilda, que se diz ter sido possuída pelo demônio, e Joan Garí, um eremita, que morava em uma caverna em Montserrat foi salvar a filha do conde, foi tentado pelo diabo e teve que fazer penitência para obter o perdão de Deus.
Outra lenda situa a descoberta da imagem da Virgem de Montserrat por volta do ano 880, por Pastores que viram uma luz brilhante saindo de uma cova (Caverna) e o bispo de Manresa junto com alguns tentaram levar a imagem para aquela cidade mas ela se tornou muito pesada fazendo com que o Bispo pensasse que ela queria estar na Montanha e assim construíram uma pequena capela para a Santa (Moreneta).
Começou então o culto da Moreneta, que se materializou nas primeiras quatro ermidas do século IX: Santa María, San Acisclo, San Pedro e San Martín. No entanto, a origem do mosteiro é incerta.
O que é um fato verdadeiro e comprovado é que em 1025, Oliba, abade de Ripoll e bispo de Vic, fundou um novo mosteiro na ermida de Santa María de Montserrat como uma subsidiária do mosteiro de Ripoll.
Desde então, mais lendas nasceram neste lugar. Uma das mais conhecidas é a que explica que no dia 21 de fevereiro de 1345 uma luz misteriosa de Montserrat atingiu Manresa e penetrou na igreja de Carmen e fez soar os sinos.
Com mistérios como esse, o mosteiro de Montserrat estava atraindo peregrinos e visitantes. Em 1409 tornou-se uma abadia independente e então começou um período de esplendor que fez de Montserrat um lugar de peregrinação. Um desses peregrinos foi Santo Inácio de Loyola, que, em 1522, depositou sua espada, seu punhal e sua vestimenta de cavaleiro diante do altar da Virgem.
O timbal do Bruc
No entanto, tudo mudou quando a Guerra da Independência começou. A tradição nos lembra uma das batalhas, quando em 1808 o exército napoleônico se preparava para atacar o Bruc, perto de Montserrat: diz a lenda que um jovem da cidade começou a bater seu tambor e, percebendo que a montanha estava amplificando o som, ele tocou cada vez mais alto, até que conseguiu fazer as tropas inimigas acreditarem que um grande exército estava esperando por eles. Assim nasceu o mito do timbalista de Bruc (“o baterista de Bruc”). O final da história, por outro lado, mostra que foi um episódio específico, pois o exército napoleônico prevaleceu e acabou destruindo o mosteiro de Montserrat, em 31 de julho de 1812.
Graças à vontade popular, em 1844 teve início a recuperação da vida monástica em Montserrat. Finalmente, em 1881, as Festas da Coroação da Imagem da Virgem foram celebradas e o Papa Leão XIII a proclamou Padroeira da Catalunha.
A atração por Montserrat atingiu até os nazistas. Himmler visitou a Espanha em outubro de 1940 para se preparar para o encontro de Franco e Hitler em Hendaye. Após nomeações políticas em Madrid, ele viajou para Montserrat, em busca do Santo Graal, pois a tradição alemã o colocava na montanha mágica.
O mosteiro de Santa María de Montserrat (em catalão, Monestir de Santa Maria de Montserrat) é uma abadia beneditina localizada na montanha de Montserrat. A uma altura de 720 metros acima do nível do mar. Administrativamente, pertence ao município de Monistrol de Montserrat. É um símbolo da Catalunha e da Espanha. Tornou-se um ponto de peregrinação para os crentes e uma parada obrigatória para os turistas.
Entre as diversas ações que acontecem em Montserrat, destaca-se a escolanía, um dos corais infantis mais antigos da Europa.
O santuário de Montserrat, juntamente com os santuários de Torreciudad (Huesca), El Pilar (Saragoça), Meritxell (Andorra) e Lourdes (Altos Pirenéus) França constituem a Rota Mariana, um itinerário guiado pela espiritualidade e devoção mariana, possuindo um grande patrimônio, riqueza gastronômica e natural.
ption about your listing